-
Arquitetos: AAI.LifeWay studio
- Área: 946 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jianghe Zeng, Chao Hu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no lado sul do Parque Esportivo Longyan Zijinshan, próximo ao Lago Ziyu e seus recursos paisagísticos são excelentes já que, desde a sua lateral oeste é possível observar o campo de flores, ao sul, é possível apreciar a vista para o lago e ao norte, a cadeia de montanhas.
A inspiração para a arquitetura é, portanto, o diálogo com o meio ambiente. Montanhas distantes, flores, lagos, gramados, brisa da montanha, neblina entre outros elementos do meio ambiente fazem com que o diálogo entre a edificação e o local formem uma experiência única.
Esse senso de lugar é exatamente o que precisa ser restaurado para o ser humano. Em vez de permitir que a edificação represente uma existência demasiadamente ruidosa, em um local tão único, ela deve existir como parte da natureza. O seu desenho precisa expressar o volume principal e a atmosfera do local.
Quando essa edificação em forma de nuvem surge no gramado, ela não apenas toma a natureza como pano de fundo, mas também funciona como parte dela, leveza e ambiguidade únicas desfocam as fronteiras entre a edificação feita pelo homem e o ambiente natural.
No projeto dessa galeria de arte usamos o próprio terreno para dissolver a diferença de altura em três rampas criadas em meio as montanhas ondulantes e sombra das árvores no vidro. O ambiente natural e os elementos arquitetônicos juntos geram as fronteiras espaciais. Os espaços entre si se sobrepõem, formando um lugar ambíguo e confuso, moldando um local construído e integrado ao meio ambiente.
As janelas de vidro do chão ao teto, com cinco metros de altura, criam um espaço permeável e contínuo, com vistas panorâmicas abertas de 360 graus, favorecendo a linha de visão e trazendo o meio ambiente para dentro da sala.
O espaço ambíguo entre as nuvens e as colunas delgadas em meio a floresta densa cria uma imagem marcante.
Esse volume intitulado "nuvem" atua, portanto, como uma barreira para moldar o novo pátio como o espaço central de todo o terreno. A forma de nuvem usa curvas livres para romper os limites claros. Por meio dos seus degraus curvos cercados por canteiros de flores, árvores e espelhos d'água, a galeria reconstrói a relação humano-natureza.